Requisito para ensino do BIM do ponto de vista dos empresários



Atualmente, a implementação do BIM ganhou notoriedade pelo apoio coordenado do governo federal, por meio do Decreto Nº 9.377 de maio de 2018. Este fato torna a cobrança por profissionais com conhecimento em BIM no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) inevitável, incentivando a inclusão do BIM na grade curricular de cursos de graduação e pós-graduação.


Logo, foi levantada a necessidade de investigar os requisitos que os empresários esperam dos alunos de graduação quanto aos conhecimentos baseados nesse conceito a partir da implantação do ensino BIM.


Metodologia Para realização desta pesquisa foi enviada uma Questão Central para um grupo de empresários que estão em processo de implementação do BIM ou realizando estudos de viabilidade para essa implementação:“O que você espera que um estagiário de AEC saiba sobre o BIM?”

Essa pergunta foi enviada para 22 profissionais do Estado de Goiás, das quais 12 contribuíram para a elaboração de uma lista de requisitos.


Neste, destacou-se algumas necessidades como: os conceitos de BIM, as diferenças entre o softwarede modelagem e o BIM, as diferenças entre o gerenciamento de projeto tradicional e com o BIM, o significado dos tipos de modelo (nD), os softwaresque podem fazer interface com o BIM, o significado de parametrização e interoperabilidade, além dos benefícios do BIM para os processos.


Conclusões

Os itens referentes ao conhecimento do BIM como teoria, processo e conhecimentos de engenharia foram os mais evidenciados, mostrando que os empresários buscam profissionais com uma base teórica forte e não apenas conhecedores de ferramentas de modelagem.


Fonte: ENEBIM

Larsson Coelho Romagnoli

Francielle Coelho dos Santos

Cécile Ulhôa

Maria Carolina Brandstetter

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